sábado, 7 de março de 2009

A SIDA - Um temor na nossa sociedade

DEFINIÇÃO DE SIDA:
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Apesar de hoje em dia qualquer cidadão de um país desenvolvido saber que a sida apenas se transmite por relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação, os portadores deste virus continuam a ser descrimanados na sociedade. Sendo considerados "contagiosos" para a população rodeante. Na minha opinião é um erro tremendo, tal como todo o tipo de discriminação social existente. Estas pessoas são lutadoras contra uma das doenças mais mortíferas e indisimáveis da nossa actualidade, são vencedores contra algo parentemente invencivel. Todos os dias da sua vida efémera são como uma batalha contra uma guerra ja destinada a ser perdida mas mesmo assim vão ganhando terreno a cada hora que passa a este virus malévolo. Estas pessoas são sem margem de duvida os gladiadores da nossa sociedade pois todos os dias lutam contra um inimigo milhões de vezes mais pequeno que eles, mas tambem milhões de vezes mais mortífero, mas, existe aindo um grande inimigo que estupidamente continua a atacar vezes sem conta, a discriminação social. Porquê? Pergunto eu. Estas pessoas batalham contra se cortarem pois sabem que o corte não sarará e batalham para não apanharem uma pequena constipação pois sabem que ao minimo espirro podem estar condenados mas quando saem á rua, pelas manchas ou pela cabeça careca sao dizimados por olhares de nojo e risos sádicos. Preocupamo-nos nós a descobrir e colonializar novos planetas e o nosso continua assim, primitivo.

Francisco Granja D'Almeida.

Sem comentários: